O termo Aeróbio (ou Aeróbico) se refere ao uso de oxigênio durante a produção de energia no músculo. Os Exercícios Aeróbios são as atividades que envolvem múltiplos grupos musculares, de forma ritmada, contínua e por um longo período de tempo. Esta modalidade de exercício proporciona benefícios à saúde, pois melhora a qualidade de vida e reduz a probabilidade de doenças.
As modalidades deste tipo de atividade são a Caminhada, Natação, Ciclismo, Patinação, Dança, Corrida e outros exercícios realizados em intensidade moderada, porém com a frequência cardíaca acima do nível mínimo, que seja de acordo com a capacidade de cada pessoa.
Ao realizar o Exercício Aeróbio, o oxigênio tem a função de transformar e eliminar glicose e gordura, gerando o composto adenosina trifosfato, que é basicamente o que fornece energia para as células. O funcionamento químico do organismo durante a atividade aeróbia é o seguinte: nos primeiros segundos o organismo faz a quebra da molécula armazenadora de energia denominada ATP (Trifosfato de Adenosina), para transformá-la em glicose, que gera o ácido pirúvico, capaz de entrar na estrutura da célula muscular e produzir a enzima Acetil-CoA, que em reação com o oxigênio produz mais ATP.
A partir deste processo as moléculas de gordura começam a ser metabolizadas no lugar da glicose, para produzir mais energia para os músculos.
Os Exercícios Aeróbios proporcionam inúmeros benefícios à saúde, como: aumento do metabolismo; aumento das enzimas que oxidam a gordura; manutenção do músculo ativo; fortalecimento de todos os músculos do corpo, tonificando a musculatura; melhora da circulação sanguínea com aumento do fluxo a nível muscular e na quantidade de células vermelhas do sangue, consequentemente, estímulo da energia muscular.
Pesquisas indicam que se praticado com regularidade e sempre com o acompanhamento de um profissional da saúde, e depois de realizado um check up médico, os exercícios aeróbios reduzem o risco de doenças cardiovasculares, auxiliam na eliminação do colesterol, reduz o risco de osteoporose e ainda proporcionam qualidade de vida aos praticantes.
Este tipo de atividade é a mais indicada aos que necessitam perder peso, pois para cada quilo de músculo, são necessárias de 110 a 220 calorias para sua sustentação, e o exercício aeróbio faz com que a gordura armazenada nos músculos seja eliminada.
Porém, é normal que ao praticar os exercícios aeróbios a massa muscular aumente e o peso continue o mesmo, no entanto a gordura estará em processo de eliminação e o corpo perderá a chamada massa gorda para ganhar a massa magra.