O Microagulhamento, também conhecido como Terapia de Indução de Colágeno é um tratamento onde são usados aparelhinhos mecânicos sobre a pele, no modelo de rolinhos ou canetas.
Os aparelhos são de uso individual, devendo ser descartados após o uso. Os modelos em rolinho, tipo “tambor”, possuem diversas agulhas, cada qual com calibre específico, em média, 450 agulhas bem fininhas. Quanto maior o calibre e quantidade de agulhas por fileira, mais invasivo se torna. Sua terapêutica exige movimentos contínuos.
A intenção da terapêutica é provocar pequenas punturas que aumentarão a vascularização local estimulando, consequentemente, a formação de novo colágeno e nova elastina, proteínas responsáveis pela hidratação e sustentação da pele podendo, posteriormente à aplicação, facilitar a absorção de determinados ativos hidratantes e nutritivos.
Indicado para diversos problemas da pele como: revitalização, flacidez, cicatrizes de acne, manchas, estrias e calvície não patogênica. Ao reorganizar as fibras internas, pela lesão externa controlada, reduz rugas, marcas de expressão e estrias, atenua marcas de acne, estimula o crescimento capilar e proporciona mais viço e firmeza à pele do rosto e do corpo.
A destreza, habilidade, avaliação individual, conhecimento da técnica, das contraindicações e a possível associação terapêutica além, é claro, da prática profissional, proporcionam excelentes resultados.
Dependendo do calibre das agulhinhas do aparelhinho de Roller, em três ou quatro dias a pele pode descamar. No sétimo dia a textura e o viço melhoram.
Após, aproximadamente, 20 dias a pigmentação tende a reduzir e a partir de 45 dias nota-se a redução das rugas e marcas de expressão.